Subscribe RSS

Pesquisar neste blog



Deus usará apenas homens sem força natural



Por causa do sofrimento, os israelitas clamaram a Deus, que levantou Moisés para salvá-los (Êxodo 2: 23-25; 3: 7-10). Mas antes de usar Moisés, Deus trabalhou profundamente nele.


Esse é um princípio espiritual importante: quando Deus quer usar uma pessoa Ele primeiramente trabalha nela eliminando duto o que procede de sua vida natural e de sua carne. Vemos que isso ocorreu com Moisés, desde a sua infância. Ele nasceu no período em que os meninos recém-nascidos deveriam ser mortos. Sua mãe, então, escondeu-o por três meses e, depois disso, colocou-o em um cesto bem calafetado e deixou-o à deriva em um rio (Êxodo 2: 1-3). Em certo sentido, a criança fora entregue à morte, mas podemos dizer que Moisés foi ressuscitado, pois Deus o salvou, por meio da filha de Faraó que o encontrou (versículos 5-10). Ele foi levado para o palácio, onde foi instruído em toda a ciência do Egito. Aparentemente, ele estava capacitado para ser líder do povo de Israel, mas Deus ainda não podia usá-lo, por estar cheio de habilidades naturais.


Deus, então, levou-o para o deserto onde todo seu conhecimento obtido no Egito foi levado à morte. Deus nunca usará nossas habilidades naturais, pelo contrário, Ele providenciará meios para que tudo isso seja levado à morte a fim de que, em ressurreição, Lhe sejamos úteis. No Novo Testamento, encontramos constantes referências acerca de andar e viver no espírito. Somente em nosso espírito, onde o Espírito de Deus habita, é que podemos servir adequadamente a Deus (1 Coríntios 6: 17; Gálatas 5: 16, 25).


(...)


Em certo sentido, enquanto Deus trabalhava em Moisés, Josué também estava sendo aperfeiçoado. Quando Deus incumbiu-lhe a tarefa de liderar o povo para entrar em Canaã, Josué se sentiu incapaz. Moisés, então, disse-lhe que fosse forte e corajoso (Deuteronômio 3: 17); o próprio Deus tornou a dizer-lhe isso (Josué 6: 7, 9) e, por fim, também o povo disse-lhe o mesmo (versículo 18)


Josué já havia sido treinado por Deus em vários aspectos: depender do Senhor em tudo que fizesse e servir corporativamente, isto é, junto com os irmãos. Quando o povo de Israel estava iniciando sua jornada pelo deserto, os amalequitas os atacaram. Josué foi incumbido por Moisés de escolher os homens e comandá-los na batalha contra os inimigos. Enquanto Josué lutava, Moisés orava por ele, com as mãos erguidas. Quando, por cansaço, Moisés baixava as mãos, Josué começava a ser derrotado, mas ao Moisés erguer novamente as mãos, o jovem guerreiro voltava a vencer. Arão e Hur, então, ajudaram Moisés a manter as mãos sempre erguidas, garantido, assim, a vitória de Josué naquela batalha (Êxodo 17: 8-13). Com isso, Josué aprendeu a não depender de si mesmo, de sua força, mas do Senhor. De certo modo, isso também foi uma experiência de morte e ressurreição.


Nunca enfatizaremos o suficiente esse ponto: se desejamos ser usados pelo Senhor, precisamos permitir-Lhe fazer Sua obra de morte e ressurreição em nós. Deus quer treinar-nos a ponto de não mais dependermos de nossa própria força. Não pense que você é capaz, que suas idéias são as melhores, que você sabe alguma coisa, pois nada disso tem valor para Deus. Confiar em Deus e depender totalmente Dele é o que Lhe importa. Por ter vivido dessa maneira, Josué foi habilitado a levar o povo de Israel para conquistar Canaã.


DONG Yu Lan. Sucesso e Fracasso de um Líder. Ed. Árvore da Vida, Maio, 2010.

0 comments to “Deus usará apenas homens sem força natural”

Atenção: Esteja ciente que comentários estão sujeitos a aprovação e não serão aceitos críticas não construtivas ou quaisquer comentários com o objetivo de desmoralizar qualquer pessoa.

Bons Vídeos