Subscribe RSS

Pesquisar neste blog



O Item Mais Importante da Vida da Igreja

Quando recebemos a salvação por meio do evangelho da graça, o problema de nossos pecados é solucionado e a vida de Deus é dada por meio da regeneração. Precisamos, todavia, crescer espiritualmente para que, quando entrarmos no reino dos céus, recebamos galardão. Para que isso aconteça e estejamos preparados para reinar na era vindoura, o Senhor nos colocou na igreja.
A igreja foi revelada pelo Senhor no capítulo 16 do Evangelho de Mateus. A igreja hoje é a realidade do reino dos céus e, por isso, ela tem as chaves do reino. Os que estão na igreja fazem parte da realidade desse reino. Quando o Senhor Jesus voltar, haverá a manifestação do reino dos céus, pois Ele irá estabelecer Seu reino na terra por mil anos (Apocalípse 20: 1-4).
Segundo o livro de Hebreus, a entrada no reino milenar é comparada à entrada no descanso de Deus prometida por Ele ao Seu povo (Hebreus 4: 1). O Senhor ordenara ao povo de Israel que o sétimo dia fosse o dia do descanso (versículo 4). Esse dia representa os últimos mil anos, ou seja, o descanso que ocorrerá na manifestação do reino dos céus (versículo 9). O desejo de Deus é que entremos em Seu descanso (versículo 11).

Embora o reino ainda não se tenha manifestado, nós na igreja já estamos em sua realidade. A igreja é o ambiente adequado para o crescimento de todos os 
que foram regenerados.

O viver prático da igreja é maravilhoso e as reuniões são muito desfrutáveis. Por isso precisamos viver na realidade do reino, com o objetivo de que a semente da vida divina plantada dentro de nós germine, cresça gradualmente, amadureça e, assim, estejamos preparados para a volta do Senhor (Romanos 13: 11-14).

O principal requisito para que a vida de Deus cresça em nós é negando a nós mesmos. Esse é o ponto mais importante do evangelho do reino dos céus. Apesar de nos alegrarmos ao ver as bênçãos do Senhor na igreja, a verdadeira alegria só é alcançada quando negamos a nós mesmos em favor da vontade do Senhor.

Louvamos o Senhor pela igreja e pelas oportunidades que diariamente Ele nos permite para crescermos em vida!

DONG Yu Lan. Alimento Diário – Lições Extraídas dos Primeiros Ministros Neotestamentários. Ed. Árvore da Vida, Maio, 2010.

2 comments to “O Item Mais Importante da Vida da Igreja”

  1. Acho que precisamos entender primeiro de que igreja estamos falando. Do que ela deveria ser, ou do que ela é? Porque não vejo as igrejas vivendo e transmitindo a realidade do reino, com algumas poucas excessões, é claro. Muitas igrejas hoje estão longe de demonstrarem o corpo de Cristo, a não ser que Ele seja paralítico... A igreja de verdade, não é o templo em si, mas as pessoas que estão verdadeiramente voltadas para a busca. E nem todas estão nestas instituições, por não concordarem com as hipocrisias, as falsidades e a falta de ação. Parabenizo as poucas que realmente têm todos os congregados unidos em oração, em ação e em busca.

  1. A paz de Jesus Cristo seja sempre contigo, amado irmão Steffi de Castro!

    A sua observação é muito relevante. Aliás, está muito clara, de acordo com a Palavra! Aproveito a sua colocação para fazer uma reflexão a partir da Bíblia; vejamos alguns versículos:

    1 Coríntios 12: 12-13 diz:
    "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito."

    Efésios 1: 22-23 diz:
    "E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo (...)"

    Efésios 5: 30 diz:
    "Porque somos membros do seu corpo."

    Efésios 4: 4 diz:
    "Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;"

    Notamos, pelos versículos acima, que a igreja não é uma construção, conceito deturpado vindo do catolicismo romano, com suas tradições e ensinamentos pagãos.
    Notemos que a igreja é o corpo de Cristo. Todo corpo é constituído de membros e estes membros somos nós, que genuinamente cremos em Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador. E o primeiro versículo e o último que citei diz que o corpo é um, ou seja, há somente uma igreja.

    O Senhor está chamando-nos para sermos um, assim como Ele e o Pai eram um (João 17: 1):

    "A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste."

    Realmente, há alguns que não tem expressado adequadamente esta unidade. Assim, precisamos nós esforçar-nos diligentemente por praticarmos a unanimidade, como diz Efésios 4: 3 diz:

    "Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;"

    Isto pode ser feito apenas se deixarmos morrer nossa natureza humana terrena, como diz Colosenses 3: 5, 11-13:

    "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: (...) o qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;"

    É por isto que, logo após revelar a Igreja para Pedro em Mateus 16 (Versículo 18, o primeiro versículo da Bíblia que fala sobre a Igreja), Jesus passou a dizer que era necessário que ele tomasse a sua cruz (Versículo 21) e, logo a diante, exorou seus seguidores que tomassem também, cada um, a sua cruz (versículo 24):

    "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (versículo 18)
    "Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia." (Versículo 21)
    "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." (Versículo 24)

Atenção: Esteja ciente que comentários estão sujeitos a aprovação e não serão aceitos críticas não construtivas ou quaisquer comentários com o objetivo de desmoralizar qualquer pessoa.

Bons Vídeos